Cassic

O que é Debian GNU/Linux?

Autor: Bruno Lopes


O que é Debian GNU/Linux?

  Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial e livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantém à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projeto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Satble, se encontra na versão 5.0, codinome "Lenny". O Debian Satble procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.22 e o KDE 3.5 por padrão. O grande fato de ele conter pacotes mais antigo, garantido a estabilidade, é o grande foco para servidores.

  O projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI). O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua Mulher, Debra. A palavra “Debian” é pronunciada em Português como Débian.

  Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Linspire (antigos Lindows), Xandros, Knoppix, Kurumin, BrDesktop e Ubuntu.


História

  O Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock, ao tempo estudante universitário, que escreveu o Manifesto Debian que apelava à criação de uma distribuição Linux a ser mantida de uma maneira aberta, segundo o espírito do Linux e do Gnu.

  O Projeto Debian cresceu vagarosamente e lançou suas versões 0.9x em 1994 e 1995, quando dpkg ganhou notoriedade. Os primeiros ports para outras arquiteturas iniciaram em 1995, e a primeira versão 1.x do Debian aconteceu em 1996.

  Bruce Perens substituiu Ian Murdock como Líder do projeto. Ele iniciou a criação de vários documentos importantes (o contrato social e o free software guidelines) e a legitima umbrella organization (SPI), bem como liderou o projeto através dos lançamentos das versões da ELF/libc5(1.1, 1.2, 1.3).

  Bruce Perens deixou o projeto em 1998 antes do lançamento da primeira versão Debian baseada em glibc, a 2.0. O projeto continuou elegendo novos líderes e fazendo mais duas versões 2.x, cada qual incluindo mais ports e mais pacotes. APT foi lançada durante este tempo e o Debian GNU/Hurd também se iniciou.

  O ano de 1999 trouxe as primeiras distribuições Linux baseadas em Debian, Core Linux e Stormix’s Strom Linux, hoje descontinuadas mas que iniciaram o que é hoje uma notável tendência às distribuições baseadas em Debian.

  Perto do ano de 2000, o projeto se direcionou ao uso de repositórios de pacotes e à distribuição "testing", alcançando um marco maior no que se refere aos arquivos e o gerenciamento de lançamentos. Em 2001, os desenvolvedores iniciaram conferencias anuais. Debconf, com conversas, workshops, e a recepção aos usuários técnicos. Aversão 3.0 de 2002 inclui mais do que o dobro no número de pacotes da versão anterior e estava disponível para cinco novas arquiteturas. Debian celebrou seu Décimo aniversário em 16 de Agosto de 2003, com muitas festas de aniversário em todo o mundo.